sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

oznei haman/orelhas de haman ... porque, é purim!!!

purim é uma das festas mais alegres e divertidas do calendário judaico, e comemora um momento em que o povo judeu, que vivia na pérsia, foi salvo do extermínio ... oznei haman é o quitute que se faz e come nesta festa ... aprenda a fazer o oznei haman, tradicional doce da festa de purim, a representação da orelha de haman ... o costume é comê-la para simbolizar a vitória do nosso povo ...
a história de purim está no livro bíblico de esther. e conta como o povo judeu foi milagrosamente salvo das mãos de vilões e anti-semitas. os heróis da história são esther, uma bela jovem judia que vivia na pérsia, e seu primo mordecai, que a criou como se fosse sua filha. esther foi levada para a casa de assuero, rei da pérsia, para tornar-se parte de seu harém. o rei assuero estava sem mulher, pois, a rainha vasti tinha sido executada por não seguir suas ordens ... e o rei amou esther mais do que suas outras mulheres, e fez dela a rainha esther, mas o rei não sabia que esther era judia, porque mordecai disse a ela para não revelar sua identidade.

o vilão da história é haman - o dono da orelha que se come na festa - ele era conselheiro do rei, egoísta e arrogante. haman odiava mordecai porque mordecai se recusava a curvar-se perante ele, então hamã conspirou para destruir os judeus. em um discurso que é muito familiar para os judeus, haman disse ao rei: 'há um certo povo espalhado e disperso entre os povos, em todas as províncias do seu reino. as leis dele são diferentes das de todos os outros povos, e ele não observa as leis do rei; portanto, não é condizente com o rei, tolerá-lo.' - esther 3:8 - então, o rei entregou o destino do povo judeu para a hamã, para fazer o que quisesse com ele. haman planejou exterminar todos os judeus.

esther resolveu ir falar com o rei, em nome do povo judeu. isto seria uma coisa perigosa para ela, porque quem fosse falar com o rei sem ser chamado, poderia ser condenado à morte, e ela não tinha sido convocada. esther jejuou por três dias para preparar-se e, em seguida, foi ter com o rei. e ela disse a ele sobre o plano de hamã contra seu povo. o povo judeu foi salvo, e haman e seus 10 filhos foram pendurados na forca.

o livro de esther é incomum, pois é o único livro da bíblia que não contém o nome de d'us. na verdade, ele não inclui nenhuma referência a d'us. há uma vaga referência de mordecai ao fato de que os judeus serão salvos por outra pessoa, e não por esther, e essa referência é o mais próximo que o livro trata sobre d'us. sendo assim, podemos concluir que d'us muitas vezes trabalha de forma pouco ou nada aparente, de maneira que parece ser acaso, coincidência ou sorte ... simplesmente.

o doce é muito gostoso ... tão simples que até uma criança consegue fazer ... o meu porrinha fez algumas vezes, na escola e em casa.
ingredientes:
2 1/2 xicaras/chá farinha de trigo
1/2 xícara/chá de amido de milho
1 barra margarina/90 g
1/3 xícara/chá açúcar
1/4 xícara/chá suco de laranja
raspas de 1 laranja
1 colher/sobremesa fermento químico
2 ovos
geleia pra rechear

preparando:
ligue o forno em temperatura média/quente
forre assadeiras com papel manteiga.
misture todos os ingredientes.
corte a massa em círculos.
recheie com geleia de damasco/ameixa, goiabada mole ou chocolate.
feche em formato de triângulo.
pincele com gema de ovo.
asse em forno quente até dourar.

purim aquece e alegra os nossos corações, da mesma maneira como ele sempre tocou os corações e as almas dos nossos antepassados e, no futuro, eu sei, não vai deixar indiferentes os nossos descendentes. feliz purim!!!

abracadabra et, voilà!!!

Nenhum comentário: