numa manhã preguiçosa de sábado ou domingo, o que fazer para o café da manhã???
a minha escolha recaiu sobre uma versão diferente de rabanada, acompanhada pelo cubo rubik, o cubo mágico, tão intrigante, mas que poderá ser resolvido a dentadas.
o que podemos querer mais???
conta a história, que as rabanadas apareceram na era medieval, e foram criadas para que fossem utilizados todos os bocados de alimentos, que sobravam nas dispensas das famílias menos abastadas. elas eram fruto do aproveitamento do pão de ontem que, umedecido e aquecido, ficava novo.
juntar os ovos deveu-se à necessidade de transformar o pão velho, em alimento com proteínas. surgia, assim, a rabanada como a conhecemos atualmente.
existem registros históricos, dizendo que a rabanada não era apenas alimento das camadas mais pobres, mas era muito apreciada pelos ricos. nos livros de culinária da época as receitas incluiam fatias de pão branco fresco, com as crostas cortadas, algo impensável para as famílias mais pobres, pelas quais tudo era aproveitado.
é difícil identificar o país que inventou a rabanada. no entanto, pela denominação anglicana, french toast, fica fácil supor que seja um prato de origem francesa.
os franceses a tratam por pain perdu - pão perdido - e são tradicionalmente consumidas em dias de festa. em portugal e no brasil são conhecidas como rabanadas, e consumidas no natal.
ingredientes para a geléia de ameixa:
300g de ameixas pretas sem caroço
4 colheres - sopa - de açúcar - se quiser, utilize adoçante culinário
preparando a geléia de ameixa:
deixe as ameixas de molho com água suficiente pra cobrir todas elas, por 2 horas.
bata no liqüidificador o equivalente a 250g.
pique o que sobrar.
leve tudo ao fogo, junto o açúcar, e cozinhe até dar o ponto.
ingredientes para a rabanada:
3 fatias de pão de grãos
1 ovo
4 colheres - sopa - de leite que pode ser desnatado
1 pitada de sal
5 colheres de sopa de farelo de trigo
manteiga ou óleo para fritar - utilize o óleo de girassol, muito mais saudável, e que conserva a maioria dos nutrientes depois de esquentado
açúcar para empanar
2 colheres - chá - de sementes de gergelim torradas
geléia caseira de ameixa para rechear
morangos para enfeitar
preparando a rabanada:
nota do blogg: as rabanadas podem ser assadas, sendo assim, passe manteiga no fundo de uma assadeira, coloque papel manteiga por cima fazendo com que o papel manteiga grude na forma, passe manteiga sobre ele, distribua as rabanadas passadas no açúcar/ovo/farelo, e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º.
caso vá fritar, numa panela ou frigideira esquente, sem queimar, a manteiga ou óleo. caso vá assá-las proceda a preparação da assadeira conforme descrito acima.
em uma tigela bata os ovos com o leite e o sal.
passe o pão pelo açúcar, pelo ovo, e em seguida pelo farelo - neste ponto acomode as rabanadas na frigideira com a manteiga ou o óleo aquecido, e frite as fatias de pão empanadas, de ambos os lados, até dourar, ou acomode-as na assadeira amanteigada e forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180º.
monte no prato, assim: uma rabanada, geléia de ameixa, sementes de gergelim, outra rabanada, geléia de ameixa, sementes de gergelim e, finalmente a terceira rabanada.
enfeite com as metades dos morangos e, se quiser, polvilhe com açúcar.
ingredientes para o cubo de frutas:
1 fatia de melancia
2 kiwis
1 pedaço de muçarela ou queijo branco
para enfeitar:
creme de leite fresco batido, ou chantilly, ou creme de leite light
morangos - opcional
preparando o cubo de frutas:
corte as frutas e a muçarela/queijo branco em cubos iguais, e monte como mostra a imagem.
use a imaginação!!! invente!!! exagere!!! divirta-se!!!
abracadabra et, voilà!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário