a aletria, capellini, ou cabelo de anjo, é a massa de origem árabe - al-irtiâ - tem um formato de macarrão fininho, comprido, e é comercializado em pequenos ninhos.
li no detetive das palavras, o balashon, que itriya, é a palavra que designa massa.
vem cá e tira a dúvida, em português
vem cá e tira a dúvida, em inglês
no libre de sent soví, de anônima autoria, escrito em catalão no século XIV - talvez 1324 - há uma menção a alatria em duas receitas de origem árabe, uma delas sugere que a aletria seja cozida no mel e leite de amêndoas - leite animal era proibido em dias de jejum.
buscando pelo significado da expressão catalã sent soví encontrei: a arte de preparar alimentos de acordo com as tradições ou novas combinações.
vem pra cá, e leia sobre o libre de sent soví
venha ler sobre a cozinha catalã, em português, traduzido pelo google
o libre sent sovi - cozinha catalã medieval no século XIV é um dos primeiros manuscritos de culinária européia. a cozinha catalã medieval possue sabores sutis e requintados, com misturas de salgados e doces, combinados de doces e azedos, e tem uma identidade muito própria, cujas técnicas são usadas ainda hoje: pasta com amêndoas, nozes, avelãs, ervas e especiarias, tudo muito bem esmagado, conservas feitas com cebola, alho, ervas, fervidas durante horas.
os mnelhores e mais conhecidos pratos da cozinha medieval, encontrados no livre scent sovi o creme de galinha, guisado de carneiro, assado coberto com molho de leite de amêndoa, molho agridoce com especiarias, peixe fresco marinado em molho de cebola, e mais receitas de berinjela recheadas, aspargos grelhados e uma variedade de bolinhos. são receitas de grande importância na história da culinária que foram atualizadas por uma questão de autenticidade, para que fossem adaptadas aos nossos gostos. todos conhecemos, ao menos, uma receita da cozinha catalã. isso é o mesmo que ser transportado ao século XIV.
o carater mediterrânico da cozinha medieval nos leva à atmosfera de um aconchegante ambiente do passado.
esta massa tão versátil, se dispõe, depois de cozinhada, à feitura de pratos ótimos. aletria cozida ao dente na manteiga, com qualquer tipo de molho, na sopa, de consistência mais compacta para ser fatiada, ou mais cremosa compondo a receita de algum doce.
os enroladinhos de aletria são fáceis de preparar, mas são um prato pro domingo, quiçá!!! prum dia de festa, pois, o resultado é esplendoroso.
ingredientes:
pro molho branco:
2 colheres - sopa - do meu tempero - receita, aqui
2 copos de leite
2 colheres - sopa - de amido de milho
1 copo de requeijão
1 copo de iogurte
sal a gosto
outros ingredientes:
molho de tomate de ótima qualidade
1 pacote de aletria
350g de queijo gorgonzola esfarelado
300g de nozes picadas
30 fatias de presunto de peru
30 fatias de muçarela
1 copo de requeijão
queijo parmesão ralado
preparando:
os rolinhos:
cozinhe a aletria, ao dente, temperada como preferir: saches de caldo, dentes de alho com casca e tudo, louro, alecrim, ... estando cozida, escorra.
o molho branco:
numa panela, refogar o meu tempero em 2 colheres - sopa - de requeijão.
separadamente, misture o leite e o amido de milho.
abaixe o fogo do refogado e acrescente a mistura de leite e amido. mexendo sempre, espere engrossar.
junte o requeijão restante no copo. misture todo mundo, agregando perfeitamente.
apague o fogo, junte o iogurte, acerte o sal, misture.
continuando com os rolinhos:
forre um refratário redondo com uma camada do molho branco e, sobre ela, uma de molho de tomate.
misture a aletria cozida ao queijo gorgonzola esfarelado, e às nozes picadas.
corte as fatias de presunto e de muçarela, ao meio.
envolva pequenos punhados da massa de aletria e gorgonzola, com as fatias de muçarela e presunto de peru cortadas ao meio, fazendo com que a fatia de presunto fique por fora, e a de muçarela por dentro, ou seja, imediatamente depois do punhado de aletria.
faça assim: coloque sobre a mesa o presunto, sobre ele a muçarela e sobre os dois, um punhado da mistura de aletria e gorgonzola. enrole, corte os rolinhos ao meio, e ajeite, lado a lado, sobre os molhos espalhados pelo refratário, com a face do corte pra cima.
a montagem, no refratário, ficará assim:
- molho branco
- molho vermelho
- rolinhos
- molho vermelho
- molho branco
- bolotas do requeijão
- queijo parmesão ralado
leve ao forno para gratinar.
enfim, eu dou a idéia, você faz do seu jeito.
abracadabra et, voilà!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário