hoje o blogg está se dedicando a espalhar a boa palavra sobre as virtudes de aspargos frescos, uma flor dentre os alimentos mais perfeitos da natureza.
as lanças carnudas de espargos verdes são suculentas e ele tem sido considerado uma iguaria desde os tempos antigos.
este vegetal altamente valorizado chega com a primavera, quando os seus rebentos rompem o solo e atingem o seu comprimento de 6-8 polegadas, tamanho suficiente pra colheita.
membro da família lily - liliaceae - a mesma que relaciona lírios, cebola, alho e aloe vera, tendo seu cultivo bem feito, há de produzir nutrientes ideais e fundamentais ao nosso organismo.
lider no fornecimento de ácido fólico - necessário para a formação de células sanguíneas - ele é uma boa fonte de fibras, potássio, vitamina b6, vitaminas a e c, e tiamina.
o aspargos não têm gordura, não contêm colesterol e têm baixo teor de sódio.
conheça, aqui, suas qualidades
importante: não desperdice a água do cozimento dos aspargos. ela pode ser usada no arroz, sopa, etc. se não utilizar, guarde na geladeira, e aproveite em outro dia.
habitue-se ao consumo de aspargos frescos!!!
ingredientes:
1 quilo de aspargos frescos
3 colheres e 1/2 - sopa - de manteiga ou margarina
3 colheres do meu tempero - receita, aqui
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 xícara de vinho branco seco
3 1/2 xícaras de caldo de galinha ou caldo de legumes - substituia parte da água do caldo, por parte da água da cozedura dos espargos
1/2 xícara queijo parmesão ralado
sal, se necessário
pimenta do reino a gosto
um fio de azeite de oliva
preparando:
leve, ao fogo, uma panela com água, e deixe ferver.
limpe os aspargos retirando, se necessário, as extremidades duras, aquelas que são opostas às extremidades das florzinhas. cortando uma pontinha com a faca, é possível sentir se está tenra ou não.
corte em pedaços de 4cm, aproximadamente.
escalde os pedaços de aspargos na água fervendo por, aproximadamente, 2 minutos.
ao completar este tempo, retire os aspargos da água com a ajuda de uma espumadeira, vá colocando no lavador de arroz ou escorredor de macarrão, e escalde com água gelada, para que eles mantenham uma cor viva. reserve os aspargos e a água do cozimento.
em uma panela, derreta 3 colheres - sopa - de manteiga com um fio de azeite de oliva, e refogue o meu tempero, sem dourar.
coloque o arroz no refogado, e deixe incorporar tudo muito bem, mexendo por 2 ou 3 minutos e adicione o vinho, sempre mexendo.
quando o vinho tiver sido quase totalmente absorvido pelo arroz vá, aos poucos, adicionando o caldo de frango ou legumes, sempre mexendo, adicinando, mexendo, para evitar que o arroz grude na panela. este processo deve durar uns 15 ou 20 minutos, até que o arroz esteja cozido ao dente.
caso o caldo não seja suficiente, utilize o resto da água do cozimento dos aspargos.
acerte o sal. adicione a pimenta do reino, se quiser.
junte a 1/2 colher de manteiga ou margarina que sobrou, e o queijo ralado.
misture tudo, muito bem, e sirva com salada, com peixe, ... com o acompanhamento que preferir.
abracadabra et, voilà!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário