terça-feira, 15 de julho de 2014

coxinha de galinha - assada e sem farinha de trigo

diz a lenda que numa fazenda em limeira/são paulo, o filho da princesa isabel e do conde d’eu vivia isolado de todos ... era um menino especial, que adorava galinha, especialmente o peito e as coxas da galinha.
um dia, a cozinheira da fazenda percebeu que não tinha galinha suficiente e resolveu transformar uma galinha inteira em coxas. assim surgiu a coxinha de galinha!!!
a mesma história diz que a imperatriz teresa cristina experimentou a iguaria, e levou a receita para ser servida nas festas da côrte.

menos romântica que a anterior, uma segunda versão diz que a coxinha de galinha surgiu em são paulo, durante a industrialização da cidade, e era comercializada como uma versão mais durável e mais barata do que as coxas de galinha vendidas nas portas das indústrias ... e o novo acepipe logo se espalhou pelo estado e, na década de 1950, já era um petisco muito popular pelo país.

enfim, lendas e histórias à parte, a verdade é que nos orgulha ... sim!!! atribuir a coxinha, como ela é, a nós brasileiras e brasileiros, gulosos ou não!!!

esta versão da receita é uma variação que acrescenta outro tipo de farinha pra empanar, e a batata doce, ótimas opções de fibra e carboidrato.

ingredientes da massa:
200 g de batata doce cozida com a casca - se for passar no processador, não precisa retirar a casca
200 g de peito de frango cozido e desfiado - cozinhando na pressão, deixe sair o vapor, abra a panela, escorra o caldo [guarde pra usar em outra preparação] feche a panela e sacuda por alguns minutos ... e o frango estará desfiado
1 colher/sopa de óleo
2 colheres/sopa do meu tempero - receita aqui!!!
1 xícara/chá da mistura de salsinha picada, cebolinha picada, coentro picado, manjericão picado, orégano
sal e pimenta a gosto - utilize todas as ervas ou as de sua preferência
farelo de trigo, farinha de linhaça, farinha de aveia, aveia em flocos ou farelo de aveia para empanar

ingredientes do recheio:
200 g de peito de frango desfiado e refogado com alho, cebola, pimenta calabresa seca e tomate - polpa pedaçuda ou tomate pelado - num fio de óleo
requeijão/catupiry pra umedecer e dar liga ao frango

preparando:
processar todos os ingredientes da massa: frango, batata doce cozida e o refogado, até virar uma massa homogênea e que descole do processador. se não for usar o processador, amasse bem para obter a mesma massa homogênea.
abrir um pouco da massa nas mãos, rechear, fechar, fazendo o formato de coxinha ou de bolinha.
passe na farinha para empanar, e leve ao forno até dourar, virando se necessário.

abracadabra et, voilà!!!

Nenhum comentário: